É muito fácil viver de mimimi!

Olha, é tão fácil, mas tão fácil, viver de mimimi, que você nem acredita!

Tá, vou te explicar o que isso significa primeiro. Viver de mimimi é estar sempre se lamentando e responsabilizando os outros por tudo que acontece na sua vida. Quem vive de mimimi é uma grande vítima das circunstâncias. Aquela pessoa que tem uma desculpa para tudo e que, muitas vezes, desperta a pena do seu ouvinte. Conhece alguém assim? Aposto que conhece aos montes! Se eu te pedir para contar nos dedos, as mãos e os pés não serão suficientes!

Então, agora que ficou bem claro eu volto ao que eu estava dizendo antes. Viver de mimimi é a coisa mais fácil do mundo. Não requer esforço nenhum. Você sempre terá alguém em quem pôr a culpa. Todo mundo tem aquele chefe mala, ou um parente folgado, um pai ou mãe cabeça-dura, um marido desatento, uma esposa implicante… Ih, a lista é longa! E, se as pessoas com quem você convive forem anjos na terra, não tem problema. Agora eu te dou a carta na manga do mimimi: você sempre poderá culpar os políticos! Viu que fonte inesgotável?

E tem mais, quando você vive de mimimi, não precisa se responsabilizar por nada nessa vida. O outro taí pra isso esqueceu? Sua vida será sempre como a de uma criança que diz: “Não fui eu, mãe, foi o Pedrinho!”.

Olha que beleza! Você pode sair por aí despreocupado e tranquilo. Nunca mais vai ter que tomar uma decisão, nunca mais vai precisar assumir a responsabilidade e, sempre que sentar com os amigos, vai poder chorar todas as pitangas e dizer como o mundo é injusto com você.

Só que, como boa amiga que sou, preciso te contar as consequências dessa escolha. Claro que tem, ué! Tudo nessa vida tem consequência, ação e reação (um beijo pra terceira lei de Newton!).

Calma, eu te conto e depois você decide, pode ser?

Quem vive de mimimi, por outro lado, nunca vai chegar a lugar nenhum. Uma pessoa que não assume a responsabilidade pelos seus atos e fica sempre culpando o outro, nunca será capaz de realizar qualquer coisa nessa vida. É bastante provável, também, que nunca conheça uma palavrinha querida nossa chamada sucesso. Nem preciso dizer que nunca será respeitada por ninguém e, muito menos, admirada.

Aquele que escolhe esse caminho nunca sentirá a alegria de superar um obstáculo. Não vai saber como é o orgulho que dá quando a nossa força de vontade e a nossa iniciativa decidem se unir e vencem uma dificuldade. Ele não saberá o que é brilho no olho. Nunca enxergará no espelho uma Pessoa, com P maiúsculo, que se destaca entre a boiada, com sua cabeça erguida e seus passos cheios de determinação.

Muito provavelmente quem vive de mimimi ficará sozinho. Os amigos o vão abandonando pelo caminho, afinal, ninguém aguenta uma pessoa tão negativa e irresponsável, né? Até quem também vive de mimimi o deixará, porque não tem graça nenhuma despertar a piedade de quem também está na pior… Daí para a depressão é um pulo. E, quando menos percebe, aquela pessoa está no final da sua vida, triste e sozinha, pensando em como tudo poderia ter sido melhor se ela, naquele dia, tivesse escolhido ser uma vencedora e responsável por si mesma…

E aí, já se decidiu? Então, vem comigo!