O autoconhecimento é um elemento indispensável na construção de uma vida autêntica e com significado. Somente ao se ter uma clareza profunda e verdadeira sobre quem se é de verdade, é que uma pessoa se torna capaz de fazer escolhas genuínas, de tomar decisões com segurança e autoconfiança, e, claro, de se amar de verdade, afinal, não é possível gostar de quem você não conhece.
Sim, eu posso apostar que você não se conhece de verdade. Isso acontece porque em nossa sociedade não somos ensinadas a fazer isso. Desde crianças somos condicionadas a buscar corresponder às expectativas que criam sobre nós e a seguir as diretrizes de vida que as nossas figuras de autoridade entendem que sejam as melhores para nós. Nossos gostos, nossos hábitos, nossos sonhos, nossas escolhas profissionais e até mesmo nossos relacionamentos são muito mais frutos de tudo isso do que de nossas escolhas genuínas.
E qual o impacto que você acredita que isso causa em nossas vidas? Se lhe vieram à mente palavras como: frustração, ansiedade, tristeza, uma sensação de vazio, baixa autoestima, tédio, angústia e descontentamento, você acertou em cheio!
Se você reparar bem no mundo à sua volta, no comportamento das pessoas, na intolerância que se instaura por toda a parte e, claro, nos comentários que se lê nas redes sociais, você perceberá o quanto as palavras que identificamos no parágrafo anterior se fazem presentes na nossa sociedade atual emocionalmente desgastada e adoecida.
E se você não quer fazer parte dessa estatística, se deseja alcançar a realização e a satisfação pessoal, e dar o primeiro passo para o resgate da sua autoestima, o que você deve fazer é investir no seu autoconhecimento. Prepare-se para vivenciar uma gostosa aventura de exploração da essência encantadora que existe dentro de você!
Para dar início a essa jornada, precisamos alinhar as nossas expectativas e desfazer alguns mal-entendidos.
Autoconhecimento não dói
Tenho certeza que você já ouviu por aí que o autoconhecimento é um processo difícil e doloroso. Isso é uma mentira! Você se lembra da última vez que se apaixonou por alguém? Você se sentiu profundamente encantada à medida em que ia conhecendo a pessoa. Você adorava descobrir coisas novas sobre ela e se sentia intrigada e surpresa a cada nova descoberta.
Autoconhecimento é sobre isso! É sobre se deixar encantar por si mesma. É um processo leve, gostoso e apaixonante.
Claro que em algumas situações você vai se deparar com coisas que não são tão legais assim. Também pode requerer uma dose de coragem para admitir para si mesma que aquelas escolhas do passado não foram as melhores, nem as mais verdadeiras. Mas, longe de ser doloroso, é libertador deixar para trás aquilo que não nos pertence, nem nunca nos pertenceu! Se alguma coisa doer nesse processo, não é culpa do autoconhecimento, mas sim do ego.
Autoconhecimento é prático
Outro equívoco comum é associar o autoconhecimento a algo místico, ou acreditar que você se conhecerá de verdade após fazer um retiro de silêncio em um chalé no alto das montanhas.
Menos fantasia e mais realidade, por favor. O autoconhecimento é algo que você deve buscar no seu dia a dia, nas situações do cotidiano. Ele é altamente prático, ou seja, não é algo que você lê nos livros ou encontra em vídeos do Youtube. Ele é o resultado de uma postura presente, consciente e com reflexão crítica sobre si mesma e sobre suas atitudes na sua vida atual, do jeitinho que ela está agora.
Mas fique tranquila! Você entenderá isso melhor quando chegarmos na parte das dicas práticas.
O autoconhecimento é uma jornada para a vida toda
Você é um ser em constante evolução e transformação. A forma como você encara as coisas, seus gostos, suas aptidões, seus sonhos, tudo isso também se transforma junto com você. Isso significa que você é uma fonte inesgotável de novas descobertas e que todos os seus dias serão ricos em oportunidades para que você se encante, se (re)conheça e se apaixone perdidamente por si mesma!
Então, vamos lá? Chegou a hora de se lançar nessa linda jornada e eu separei algumas dicas práticas de como fazer isso. As atividades que proponho são muito simples e por isso mesmo são tão eficazes. Simples é diferente de simplório! O simples é a mudança ao seu alcance. É algo efetivo e que pode ser feito por qualquer pessoa, em qualquer ocasião. Vale reforçar que o autoconhecimento é adquirido no seu dia a dia e nas pequenas coisas, por isso será esse o contexto das minhas sugestões.
1.Manter um diário
Para descobrir mais coisas sobre você é fundamental que você esteja presente e consciente no seu dia a dia. Com frequência você vive no piloto automático, sem refletir sobre as coisas que está fazendo, e apenas embarca nos seus pensamentos, sem tomar o cuidado de observá-los e registrá-los.
Eu sei que você associa o diário a uma prática adolescente ou infantil, mas essa é uma das mais poderosas ferramentas para a sua autoinvestigação e que traz benefícios que você não é capaz de imaginar.
O primeiro benefício dessa prática é que ela força você a estar presente para a sua própria vida e a refletir sobre os acontecimentos do seu dia, sobre os pensamentos que você nutriu, as ocasiões em que eles surgiram, as emoções que esses pensamentos despertaram em você e as atitudes que teve em resposta a essas emoções.
Inevitavelmente você se manterá mais atenta sobre tudo o que lhe acontece. Com o tempo, os registros em seu diário permitirão que você identifique padrões de pensamentos, de sentimentos e de comportamentos muito reveladores sobre si mesma. Você também poderá levar esses registros para a conversa com sua psicóloga, caso faça esse tipo de acompanhamento (algo que eu recomendo fortemente!).
Outro ponto positivo da prática é que a escrita lhe permite alcançar níveis mais profundos da sua consciência e que não podem ser acessados de nenhuma outra forma. Sempre que escreve sobre um assunto, você é capaz de se aprofundar nele de um jeito único, permitindo que venham à tona aspectos mais profundos que você não consegue acessar nem com o pensamento e nem com a fala. Eu utilizo muito dessa técnica sempre que tenho algo me incomodando, mas que eu não consigo explicar muito bem o que é. Eu chamo isso de desabafar no papel.
E os benefícios não param por aí. A escrita também tem efeitos terapêuticos e é capaz de diminuir os níveis de estresse e de ansiedade, fazendo com que você se sinta mais calma e mais leve após escrever.
Por fim, a escrita à mão estimula o hemisfério cerebral responsável pela criatividade, o que torna um incentivo a mais para escrever o seu diário em um caderno, não no computador ou celular.
Convencida sobre a riqueza de uma prática de uma prática tão simples? Então, mãos à obra!
A escrita do diário é uma atividade livre. Uma oportunidade para você se expressar livremente, da forma que desejar. Mas talvez você se sinta um pouco perdida ou não tenha tanta facilidade para escrever, por isso, proponho algumas perguntas para direcionar sua escrita, caso queira:
- Quais foram os meus pensamentos predominantes ao longo do dia?
- Meus pensamentos me fortaleceram ou me enfraqueceram?
- De modo geral, como eu me senti no dia de hoje? Como foram os meus níveis de energia e meus sentimentos?
- Aconteceu algo que me empolgou, me animou ou me chateou? Por que eu me senti assim nessa situação?
- Quais os meus aprendizados e observações?
- O que eu mais gostei no meu dia? Por quê? E o que eu menos gostei? Por quê?
2. Meditação
Essa é uma outra prática muito especial, cujos vastos benefícios vêm sendo comprovados pela comunidade científica e que também promove o autoconhecimento.
Lembra que eu falei sobre todas as interferências externas às quais estamos sujeitas desde que nos entendemos por gente e que nos impedem de conhecer a verdade sobre nós? A meditação promove o resgate interior e nos ajuda a silenciar um pouco todas as mensagens que vêm de fora.
A meditação nos reconecta conosco mesmas e nos permite escutar nossa verdadeira voz, nos protegendo de todo o barulho exterior.
Não se deixe levar pela crença de que meditar é não pensar em nada. Isso não é possível, pelo menos não enquanto estivermos vivos! A meditação consiste na observação distanciada desses pensamentos, ou seja, vê-los vir e deixá-los ir, sem nos apegarmos a ele, nem nos engajarmos no diálogo interno que eles propõem.
Existem várias modalidades de meditação e você pode e deve pesquisar mais sobre elas e experimentar para descobrir com qual você se sente mais confortável.
Se quiser, posso escrever mais sobre o tema e até disponibilizar uma meditação guiada, o que é muito bom para o seu primeiro contato com a prática.
3. Faça descobertas diárias
Essa é uma das minhas atividades favoritas, é uma forma de transformar o autoconhecimento em um jogo! Todos os dias desafie-se a descobrir uma coisa nova sobre si mesma.
Pode ser experimentar um alimento diferente, para saber se gosta ou não. Pode ser ouvir uma música diferente, estudar sobre um assunto que lhe desperte curiosidade ou até identificar um comportamento que você tinha, mas não percebia.
Vale tudo nesse jogo! E quanto mais as suas descobertas forem espontâneas e frutos das suas interações ao longo do dia, melhor!
E para não correr o risco de se esquecer das suas descobertas, registre-as em seu diário.
4. Liste os seus pontos fortes
Todo mundo tem muito mais pontos fortes do que pontos fracos. Eu disse TODO MUNDO, ou seja, isso também se aplica a você!
Ter clareza sobre os seus pontos fortes é fundamental para que você tenha uma visão ampla e honesta de si mesma. Eu aposto que até hoje você só se limitou a elencar os seus defeitos, mas, mesmo assim, não sabe o que fazer com eles.
O conhecimento dos seus pontos fortes é muito importante para que você reconheça as suas habilidades e que seja capaz de utilizá-las de forma estratégica, inteligente e consciente. Explorar os seus pontos fortes na sua vida cotidiana, na sua profissão e até mesmo nas atividades de lazer do seu dia a dia é canalizar a sua força de forma produtiva e gratificante.
Os seus pontos fortes também são recursos que podem ajudá-la na superação de um eventual desafio ou dificuldade. E para obter melhores resultados, é muito mais fácil desenvolver uma qualidade ou facilidade que você já tenha do que superar uma dificuldade ou defeito.
5. Crie pastas no Pinterest
Eu simplesmente amo o Pinterest! Ele é basicamente um universo de imagens e conteúdos que vão desde moda a “faça você mesma”, passando por viagens, livros, decoração e mais uma infinidade de temas.
Lá é um ótimo local para explorar novas ideias e assuntos, o que lhe permitirá conhecer mais sobre os seus interesses e dar ideias sobre coisas novas para experimentar no seu dia a dia. Crie várias pastas por lá (podem ser pastas privadas, que ninguém mais terá acesso) e reúna muitas informações sobre seus gostos e suas aptidões.
Espero que a essa altura do texto você já esteja ligando as coisas e pensando em como poderá usar o Pinterest para enriquecer o seu desafio de fazer novas descobertas diárias.
6. Faça uma lista do que lhe dá prazer
A vida corrida de todas nós deixa muito pouco espaço para o cultivo das pequenas alegrias. Fazer a lista do que você gosta e que lhe dá prazer é uma oportunidade para se recordar das coisas que fazem bem a você, que lhe inspiram e também é um convite para que você esteja mais em contato com tudo isso no seu dia a dia.
Essa é uma daquelas atividades que dão um quentinho no coração e que garantem um aumento do nosso nível de alegria e de satisfação com a vida.
7. Liste as suas conquistas e superações do passado
A sua história é a fonte mais rica de autoconhecimento que você encontrará. Nela estão registrados inúmeros episódios altamente reveladores sobre você e sobre a sua força.
Fazer uma lista das coisas que você conquistou e superou ao longo da vida é uma linda oportunidade para se recordar do quanto você é forte, capaz e merecedora de felicidade e de coisas boas.
É também uma chance para se reconectar com a sua força, recordar-se das estratégias que você utilizou em cada uma dessas ocasiões e refletir sobre como você pode utilizá-las no seu momento presente, seja para superar um desafio atual, seja para ajudá-la a conquistar os seus sonhos e objetivos.
Essa é uma atividade que promove, ao mesmo tempo, o autoconhecimento e a autoconfiança.
Dicas de leitura
Para finalizar, quero deixar algumas sugestões de leitura. Eu sei que eu falei que o autoconhecimento é algo prático e que não pode ser obtido pela leitura de um livro. Quando eu disse isso, referi-me ao fato de que você não encontrará em nenhum livro a resposta sobre quem é você, mas em alguns deles você encontrará perguntas poderosas que a ajudarão a descobrir as suas respostas.
Além disso, qualquer livro pode ser um instrumento de autoconhecimento, desde que você o leia refletindo sobre como a leitura fez você se sentir e sobre os impactos que ela provocou em você. Mais uma vez, não é sobre o livro, mas sobre como VOCÊ reagiu a ele.
Esse livro é baseado em um estudo realizado com mais de 2 milhões de pessoas, para identificar quais são os principais pontos fortes das pessoas e como utilizá-los de forma estratégica e assertiva no dia a dia e no trabalho.
O livro também traz um código para a realização de um teste que a permitirá descobrir quais são os seus 5 pontos fortes principais, o que casa perfeitamente com o conteúdo teórico do livro, mostrando-lhe como tirar melhor proveito dessas características.
Esse é um livro de minha autoria repleto de ferramentas práticas para conduzi-la na jornada de reconstrução da sua autoestima.
Como eu expliquei neste texto, o autoconhecimento é o primeiro passo para o fortalecimento da sua autoestima, pois é impossível gostar de alguém que você não conhece. No meu livro há várias atividades direcionadas para a descoberta de quem você é e também para identificar e se libertar de quem você não é, como por exemplo, os rótulos que você recebeu e com os quais se identificou ao longo da vida, permitindo que eles moldassem o seu comportamento.
Tenho certeza que será uma leitura muito enriquecedora e, claro, muito mão na massa, afinal, como deu para perceber, o que mudará a sua vida não são as coisas que você leu, mas como você colocou em prática tudo o que você leu. E é exatamente isso que eu ensino você a fazer em todos os conteúdos que produzo.
Desejo a você uma linda e gratificante jornada de descoberta sobre você e tenho certeza que muitas surpresas e encantamentos esperam por você.
Com amor,
Carol