Eu adoro essa época do ano! O mês de janeiro é aquele momento único do ano em que existe uma energia de ânimo, esperança e renovação no ar. Só que a gente já conhece essa história. Essa energia é ótima, mas sozinha ela não faz milagres. Ela pode até lhe motivar, mas se você não entrar em ação, nada de diferente vai acontecer.
Então, vamos entrar em ação juntas? Vamos cuidar da sua autoestima em 2020, para que você se apaixone por você, reconheça o seu valor, sua força e construa uma vida incrível para chamar de sua?
Chegou a hora de arregaçar as mangas e entrar em ação! Eu preparei 8 dicas para você cuidar da sua autoestima em 2020. E, no final desse texto, vou contar um segredinho para transformar essas 8 dicas em 20!! Então, vem comigo!
Dica #1 – Tenha um ritual diário de cuidados com você
A autoestima é um relacionamento que você cultiva consigo mesma. E se em um relacionamento saudável e feliz, os carinhos, atenção e cuidados estão presentes, é claro que tem que acontecer da mesma forma no seu relacionamento com você.
Ter um ritual de autocuidado é uma forma muito gostosa de estar presente na sua vida, de demonstrar atenção, amor e respeito por você mesma!
Fazer isso não precisa (na verdade, não deve) ser complicado. Escolha atitudes simples, mas significativas, que demonstrem o seu cuidado consigo mesma. Por exemplo, no meu ritual diário está incluído preparar meu café da manhã, beber água, fazer atividades físicas, fazer minhas orações, dentre outras coisas que são importantes para mim. E viu como todas essas coisas são simples?
Se ainda assim você se sente perdida e sem ideias, dá uma olhada no texto que já escrevi aqui com 45 ideias para cuidar de si mesma. Inspiração é o que não vai faltar para você se cuidar.
Dica #2 – Experimente coisas novas
Essa dica é preciosa para seu autoconhecimento! Não tem como gostar daquilo que a gente não conhece, não é verdade? Por isso o autoconhecimento é um dos pilares da autoestima.
É muito provável que ao longo da vida você tenha mantido o seu foco do lado de fora, em ter conquistas materiais, em buscar conhecer e agradar os outros e viver buscando o amor do lado de fora. Por aqui também foi assim, afinal a grande maioria de nós não foi estimulada a buscar o autoconhecimento e a realização interior. (Por isso tantas pessoas têm baixa autoestima)
Uma forma divertida e prazerosa de se conhecer um pouco mais é experimentando coisas novas! Pode ser um alimento novo, ir a um lugar que nunca foi, ver filmes diferentes do que está acostumada, escutar músicas de estilos e artistas variados, fazer caminhos alternativos no seu dia a dia, ver vídeos de assuntos diversos e até mesmo experimentar roupas e acessórios em um estilo diferente.
Faça todas essas coisas e perceba como você se sente, o que lhe agrada, o que desagrada, quais as sensações e emoções que são despertadas em você.
Agindo assim você vai descobrir mais coisas sobre si mesma, além de se permitir mais e também conhecer coisas diferentes, fortalecendo sua autoestima intelectual.
Dica #3 – Aprenda a apreciar sua própria companhia
Acredite em mim: sua companhia é uma das mais agradáveis que você vai ter em sua vida. Sei que muita gente torce o nariz para isso, achando que ficar sozinha é sinônimo de desconforto, solidão e constrangimento. Isso só acontece quando a pessoa está tão desconectada dela, que se torna uma estranha para si mesma.
Quando você se conhece e cuida da sua autoestima, sente-se muito confortável e em paz na sua própria companhia, além de estreitar os laços consigo mesma.
Se você gostou dessa ideia, mas não sabe muito bem como implementá-la, veja esse vídeo com 10 coisas legais para fazer sozinha:
Dica #4 – Consuma com consciência
Lembra que já conversamos por aqui sobre como o consumismo impacta negativamente a sua autoestima?
Consumir com consciência é mais do que apenas se preocupar com sustentabilidade e meio ambiente. Sim, isso é muito importante, mas o consumo consciente também engloba você ter clareza sobre suas necessidades, saber se blindar sobre as estratégias de marketing utilizadas para despertar o desejo e colocar a mão na carteira apenas quando você estiver realmente decidida.
Agir assim vai fazer com que você se sinta muito bem com suas compras, sem aquela culpa que bate depois, nem a sensação de escassez e insuficiência que as campanhas publicitárias e compras por impulso geralmente provocam.
Vale muito a leitura do texto que escrevi aqui na Black Friday, com dicas para não cair nas armadilhas do consumo.
Dica #5 – Cuide das suas finanças
Já que falamos sobre consumo, vamos conversar sobre um tema que nos fizeram acreditar que é um tabu no universo feminino: finanças!
A cultura machista em que nascemos e crescemos nos fez acreditar que finanças é assunto de homens, que as mulheres deveriam se preocupar em cuidar da casa e se manterem bonitas, deixando que os homens cuidassem do dinheiro. (Uma pausa para dar uma revirada nos olhos)
Essa crença cultural, associada às armadilhas do consumo que provoca um endividamento feminino, impede muitas mulheres de conquistarem sua independência financeira, mantendo-se presas em situações e em relações degradantes, por não enxergarem uma saída.
Não acredite nessa mentira, mana! Cuide da sua vida financeira! Isso vai fazer um bem enorme para sua autoestima e autoconfiança, além de permitir que você seja livre.
E não importa de que lugar você esteja começando essa jornada, é possível e tem muito conteúdo de valor aí para lhe ajudar a decifrar todos aqueles nomes, siglas e permitir que você pense estrategicamente sobre como usar seu rico dinheirinho.
Aproveito para indicar a Nath Rodrigues, do perfil Finanças com a Nath (@financascomanath) em que ela dá dicas de finanças para baixa renda, com muita amorosidade e alinhada com a realidade da maioria das brasileiras. Então, se você não é uma herdeira e dona de posses, vai lá ver. E, se for, veja mesmo assim, porque isso não é desculpa para usar mal seu dinheiro e as dicas dela são válidas para todas.
Dica #6 – Cerque-se de boas referências
As pessoas com quem convivemos têm um papel muito importante na nossa autoestima. Já ouviu uma frase do Jim Rhon que diz que “você é a média das 5 pessoas com quem mais convive”?
Eu não gosto da ideia determinista dessa frase, afinal temos liberdade para fazer nossas próprias escolhas, mas não posso negar que o meio em que estamos inseridas pode influenciar (e muito) a nossa mentalidade, porque somos seres naturalmente sociais, programados para viver em comunidade.
Quando você convive com pessoas pessimistas, desmotivadas e com baixa autoestima, a tendência é que seja influenciada por essa energia e, quando se dá conta, está pensando e se comportando dessa forma.
O mesmo se aplica à “convivência virtual”, ou seja, as pessoas que você segue e acompanha nas redes sociais.
Para criar um ambiente propício à sua autoestima, cerque-se de pessoas que sejam boas referências para você, que lhe inspirem, que cultivem uma visão positiva sobre elas mesmas e sobre o mundo, que estejam dispostas e abertas para você, que compartilhem da sua busca por crescimento e desenvolvimento pessoal.
E, claro, faça uma limpeza nas suas redes sociais, deixando de acompanhar pessoas que não lhe acrescentam e que fazem você se sentir mal e desmotivada.
Dê também uma lida nesse texto que escrevi, chamado Vá Procurar Sua Turma, que fala um pouco sobre o que fazer quando você já não se identifica mais com algumas amizades do passado.
Dica #7 – Invista em você
Chega de se deixar de lado! Tenho certeza que você já abriu mão das coisas que você queria, deixou de aproveitar oportunidades e fazer coisas que eram importantes para você, isso tudo para priorizar outras pessoas ou situações (que talvez nem estejam mais na sua vida, ou você nem mesmo se lembre o que a motivou a se deixar em segundo plano).
Quando você não se prioriza, a mensagem que internaliza e que fica gravada no seu subconsciente é de que você não é merecedora, não é boa o bastante, não tem valor. E sua autoestima sofre muito com tudo isso!
Portanto, em 2020 escolha investir em você! E quando falo sobre investir, não é apenas dinheiro. É também investir energia, tempo, atenção.
E aí, o que você vai fazer por você? Será que vai fazer aquele curso que sempre teve vontade? Vai voltar para a terapia? Ou fazer um passeio especial? Investir seu tempo em organizar sua rotina e arrumar o guarda-roupas? Ou fazer um processo de coaching de autoestima com meu acompanhamento?
Existem várias formas de investir em si mesma, basta olhar para suas necessidades, sua realidade e fazer a escolha de ser sua maior prioridade em 2020.
Dica #8 – Faça reuniões com você mesma
Essa é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para se manter motivada e no caminho certo o ano todo. Faça reuniões periódicas com você mesma para avaliar os seus objetivos, as coisas que tem feito, o que tem dado certo e deve ser mantido, o que não está funcionando e precisa ser modificado.
Essas reuniões também são uma ótima oportunidade para você reconhecer e celebrar os seus avanços e rever as metas e planos que porventura deixaram de fazer sentido para você ao longo do ano. Elas também farão maravilhas pela sua autoestima e autoconfiança, pois você se perceberá em movimento, vendo sua vida avançar.
Penso que reuniões mensais seja uma ótima periodicidade. Assim, no finalzinho de cada vez você faz um balanço do que passou e programa o mês que irá começar. Claro que a decisão final é sua e deve ser compatível com sua realidade, mas não faça intervalos maiores do que três meses, para não se desanimar e perder o fio da meada.
E aí, gostou dessas dicas que preparei para você? Vamos fazer nelas o milagre da multiplicação?
Além dessas 8 dicas eu preparei outras 12, para você ter 20 dicas para cuidar da sua autoestima em 2020! Elas estão espalhadas no meu Instagram e no meu canal do YouTube. Então, dá uma conferida nos links aqui embaixo, e aproveite para me acompanhar por lá também!
Post no Instagram: https://www.instagram.com/p/B7ZRKQ2nKxt/
Vídeo no Youtube
Então, vem comigo!