De repente, minha timeline fica cheia de fotos e textos “sugerindo” que quem escolhe se divertir no carnaval é uma pessoa sem foco, sem compromisso com seus objetivos e que não alcançará os seus resultados. Não sei o que você pensa sobre isso, mas, sempre que vejo esse tipo de coisa, soa um alerta para mim de que estão tentando encaixotar os seus sonhos.
Nunca antes na história desse planeta ouvimos tanto o discurso do “Faça o que você ama”, “Viva fora da caixa”, “Seja você mesmo” e “Rompa com os padrões da sociedade”. E por que isso não se aplica também aos momentos de diversão? Será mesmo que a escolha pelo carnaval implica a abdicação do seu sonho? Será mesmo que sair para se divertir durante esses dias vai te afastar do seu grande objetivo de vida?
“Você é livre para pensar fora da caixa, desde que não veja TV, nem pule carnaval!” Acho meio incoerente esse discurso.
Existe um padrão para produtividade? Existe um “modus operandi” idêntico para todas as pessoas? Ou será que cada ser humano é único e deve viver de acordo com suas peculiaridades, valores, missões e objetivos?
A verdade é que esse discurso velado (ou nem tão velado assim) de repúdio à diversão, sob pena de lhe tirar o foco, é um grande sabotador da sua autoestima! Isso acontece por dois motivos:
1- Esse papo de “deve-não deve” ignora justamente o fato de que você é único, e que o que funciona para mim pode não funcionar para você, e tá tudo bem! Não vejo muita diferença entre a padronização de comportamento e a padronização da beleza, por exemplo. Afinal, são todos derivados de um mesmo pensamento de que há um único modo correto de ser/viver e, se você sair desse caminho, será uma pessoa inadequada e “pior” do que as outras.
2- Sempre que você dá ouvido a essa história e deixa de fazer o que realmente quer, você abala o seu relacionamento consigo mesmo, pois abre mão da sua própria felicidade por medo do que os outros pensarão de você. Temer a opinião alheia e deixar que isso conduza a sua vida é massacrante para a sua autoestima e faz com que você se afaste de si mesmo para tentar se aproximar do outro, que, por sua vez, está tentando te impor a forma de pensamento e comportamento dele!
Isso precisa parar! Só você sabe de si! Só você sabe o que você quer para a sua vida e como você funciona melhor. Você gosta de carnaval? Gosta de ver tevê? Gosta de sair para tomar cerveja com seus amigos? Não há nada de errado com isso! Fazer o que você tem vontade não vai te afastar do seu sonho. Acredito que você seja maduro o suficiente para saber equilibrar as coisas, para separar os momentos de diversão sem que isso afete a sua produtividade! Se você está realmente comprometido com um objetivo, tenho certeza que saberá equilibrar as coisas para conseguir fazer o que você precisa, sem ter que abrir mão de fazer o que tem vontade!
Pule carnaval, trabalhe, veja tevê, leia seus livros, medite, tome cerveja, tome chá, mas sempre faça aquilo que te faz bem!
Carnaval pra quem é de carnaval. Netflix pra quem é de Netflix. Trabalho para quem é de trabalho. E felicidade, alegria de viver e respeito para todo mundo!
Então, vem comigo!